segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PREFEITURA HOMENAGEIA MESTRE DE CAPOEIRA EZEQUIEL COM PRAÇA NO RESGATE


A comunidade do Resgate celebrou na noite desta terça-feira, 25, a inauguração da praça que leva o nome do mestre de capoeira Ezequiel Martins Marinho, pelo prefeito João Henrique. "Com essa já estamos contabilizando cerca de 650 praças entregues à população em nossa gestão", informou o prefeito. João Henrique falou também das mudanças que vêm ocorrendo em Salvador desde 2005.

"Estamos mudando paradigmas, dando o mesmo tratamento aos diferentes bairros da cidade, contemplado tanto a população dos bairros nobres quanto dos periféricos com os mesmos equipamentos, iluminação, sistemas educacionais, de saúde, enfim estamos promovendo mais igualdade social e com isso elevando a autoestima da nossa população", atestou.

No local, que era um terreno baldio, a Prefeitura Municipal, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) disponibilizou bancos, mesas, parques infantis, equipamentos de ginásticas, jardins, tornando-se em um ambiente de lazer e convivência, com cerca de 800 metros quadrados.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Em comemoração ao dia nacional da conciência negra as mulheres mostram sua força e viralidade nas rodas de capoeira, com movimento cultural que vem realizando no ano de 2011 trazendo a importância e a valorização da mulher na roda, "Levanta a Saia La vem a Maré".

Contatos: movimentofemininodecapoeira@hotmail.com
WWW.GINGAFEMININA.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Roda da Paz 2011 - Mestre Virgílio de Ilhéus







Com o objetivo de resgatar, informar e manter vivo os fundamentos da Capoeira Angola, Mestre Virgilio de Ilhéus, Mestre Jogo de Dentro e Mestre Plinio organizam o "Chamada de Angola", que será realizado cada ano no núcleo de cada Mestre.
O primeiro Chamada de Angola acontecerá nos dias 09,10 e 11 de dezembro de 2011 em Ilhéus - BA visitando a sede do Grupo Mucumbo de Mestre Virgilio, que realiza seu II Encontro Internacional, "Roda da Paz" .
O evento tem a finalidade de unir capoeiristas para uma vivência de resgate a Tradição Ancestral da Capoeira Angola.
Sejam bem vindos !!!



Contato: mestrevirgiliodeilheus@hotmail.com
Links.: www.imaosdeangola.blogspot.com

10º Bienal do Livro começa na próxima sexta

Através da Fundação Pedro Calmon, a Secretaria de Cultura e Secretaria da Educação investe R$ 500 mil 10º Bienal do Livro da Bahia.

Na próxima sexta-feira (28), ao meio dia, começa a 10º Bienal do Livro da Bahia, o maior evento literário do estado. Até o dia 6 de novembro serão dez dias que agitarão o Centro de Convenções da Bahia. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado por meio das secretarias de Educação, da Fazenda e da Cultura, através da Fundação Pedro Calmon. Um estande, com programações diárias, reunirá os órgãos do governo do estado, incluindo a Empresa Gráfica da Bahia, SEI e as secretárias.

A 10º Bienal do Livro da Bahia tem como tema principal o Centenário de Nascimento do escritor Jorge Amado, que será comemorado em agosto de 2012. Participando das homenagens, a Fundação Pedro Calmon realizará, durante a Bienal, o lançamento da coletânea Jorge Amado de todas as cores, no dia 16, às 16h30, com a presença dos oito autores da obra: Charles Kiefer, Spacca, Lima Trindade, Edilene Dias Matos, João Edson Rufino, Benedito Veiga, Nancy Vieira e Cláudio José M. de Oliveira. Estes escritores participaram, em agosto de 2010, do Seminário Atualidades em Jorge Amado, na Academia de Letras da Bahia, promovido pela Fundação Pedro Calmon para discutir as obras do mais popular escritor baiano.

Entre os 385 expositores – editores, livreiros, distribuidores, veículos de comunicação e instituições do setor - haverá dois importantes espaços para a literatura baiana: um estande institucional do Governo e um estande destinado às editoras locais. Dentro do estande institucional do Governo do Estado, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA desenvolverá atividades que vão desde contação de histórias para o público infantil, sessão de autógrafos com escritores baianos, exposição dos livros publicados pela Fundação e dos livros vencedores dos editais da instituição,diariamente, durante todo o evento. Acompanhe a programação no endereço: http://leituraelivro.blogspot.com/ ou no site da Fundação: www.fpc.ba.gov.br

Editoras – No estande destinado às editoras, graças a uma chamada pública da Fundação Pedro Calmon, oito marcas baianas estarão expondo e vendendo seus livros a preço de feira. São elas: Caramurê, Vento Leste. Solisluna, Quarteto, Todas as Falas, Editus, Kalango e Fundação Pierre Verger. Assim o Governo do Estado busca incluir a produção literária local na Bienal, fortalecendo as editoras baianas e potencializando a cadeia produtiva do livro.

Durante a Bienal acontecerá também o IV Fórum da Rede Nordeste do Livro, da Leitura e da Literatura, que nos dias 3 e 4 de novembro, das 10h às 19h, no auditório Jorge Amado, irá discutir os desafios da produção literária baiana e da formação do público leitor, com participação de autores, editoras, escritores, livreiros, gráficos, tradutores, bibliotecários, mediadores de leitura, ilustradores, gestores municipais e estaduais e demais interessados.

Desde a primeira edição, em 1996, a Bienal do Livro Bahia recebeu mais de 1 milhão e 500 mil pessoas, das quais, 540 mil crianças através da visitação escolar. Para 2011, a expectativa é receber aproximadamente 270 mil pessoas, sendo 50 mil estudantes.

NOVOS EDITAIS ABERTOS

Edital nº. 06/2011

DIFUSÃO TEATRAL – Temporada Verão Cênico

Baixar PDF
Jovens Multiplicadores

Seleção do Programa Jovens Multiplicadores de Cultura do Estado da Bahia

Baixar PDF
Edital nº 05/ 2011

Concurso Estadual de Estímulo a Crítica de Artes

Baixar PDF
Chamada pública nº 260/2011

Difusão e Intercâmbio Cultural

Baixar PDF
Chamada pública nº 261/2011

Residência Artística

Fundação Cultural Palmares promove Ciclo de Palestras


Na próxima quarta-feira (26), começará o Ciclo de Palestras Cultura Afro-brasileira: nosso patrimônio. O evento é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares em comemoração ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes e ao Dia da Consciência Negra e será realizado nos meses de outubro e novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

O Ciclo de Palestras será aberto ao público e colocará em discussão temas ligados às comunidades quilombolas, ao valor histórico das religiões de matriz africana, gastronomia afro-brasileira, valorização da capoeira, Estatuto da Igualdade Racial, Lei 10.639/03, ações afirmativas e o negro nos meios de comunicação.

As palestras resultarão na publicação de livros da Coleção Conheça Mais, com o objetivo de atender à demanda de material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003. As obras devem ser distribuídas nas escolas, bibliotecas e para a sociedade em geral.

Confira a programação:

26 de outubro
São Paulo

Conheça mais… Ações afirmativas

Palestrante
José Vicente – Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares

Conheça mais… Candomblé, Umbanda e Quimbanda

Palestrantes
Jorge Arruda – Professor e secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR/PE)
Vilson Caetano de Souza Júnior _ Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Local: Auditório da Faculdade Zumbi dos Palmares – Marginal Tietê, altura do nº 10.200 (Dentro do Clube de Regatas Tietê)
Hora: 14h às 18h

17 de novembro
Rio de Janeiro

Conheça mais… O que é capoeira?

Palestrantes
Mestres Camisa (José Tadeu Carneiro Cardoso) e Luiz Renato Vieira

Conheça mais… Gastronomia afro-brasileira

Palestrante
Ana Ribeiro – Chefe Executiva em Gastronomia

Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Av. Graça Aranha, nº 1, 13º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Hora: 14h às 18h

19 de novembro
Salvador

Conheça mais… Lei nº 10639/2003

Palestrante
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva – professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e relatora do Parecer/MEC, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana

Conheça mais… O negro nos meios de comunicação

Palestrante
Maurício Pestana – Diretor Executivo da Revista Raça Brasil

Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Auditório Jurandir Oliveira -Rua Silveira Martins nº 2555 – Cabula
Hora: 9h às 12h

23 de novembro
Brasília

Conheça mais… Estatuto da Igualdade Racial

Palestrantes
Benedito Cintra – Assessor Parlamentar/ DF
Augusto Henrique Pereira de Sousa Werneck Martins – Procurador do Estado do Rio de Janeiro e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Local: St. Paul Plaza Hotel – SHS Quadra 2, Bloco H
Hora: 14h às 18h

24 de novembro
Brasília

Conheça mais… Quilombos contemporâneos: resistir e vencer

Palestrante
Glória Moura – Professora da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora de Comunidades Remanescentes de Quilombos

Local: St. Paul Plaza Hotel – SHS Quadra 2, Bloco H, Brasília (DF)
Hora: 14h às 18h

Fonte: http://www.palmares.gov.br/?p=15210

Mestres de Capoeira do Sul da Bahia é Representado em Brasilia

PRÊMIO VIVA MEU MESTRE EM BRASÍLIA

Mestre Ananias toca berimbau junto a seu aluno Minhoca e Mestre Vermelho de Goiás em Brasília, evento que marca a entrega do Prêmio Viva Meu Mestre

A Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, reuniu no dia 19 desse mês cerca de 2,4 mil pessoas para a entrega do Prêmio Viva Meu Mestre. A cerimônia ocorreu junto à 24ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, editado todo ano pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vinculado ao Ministério da Cultura (Minc).

Mestre Ananias foi escolhido para representar os 100 Mestres de Capoeira contemplados na 1ª edição do Prêmio Viva Meu Mestre, lançado em outubro de 2010 pelo Iphan em parceria com a Fundação Palmares, as Secretarias de Identidade e Diversidade e de Políticas Culturais do Minc.

Nossa comunidade reconhece que o Plano de Salvaguarda proposto para a Capoeira, a partir do seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2008, ainda em nada transformou nosso cenário real. Continuaremos a luta contra a injustiça e o descaso histórico pelo qual nosso povo é submetido. Nós Capoeiras estamos presentes em mais de 150 países, portanto nossos governantes devem zelar com a agilidade necessária por um dos mais expressivos Patrimônios Culturais do nosso povo.

A Ministra da Cultura Ana de Hollanda (à dir.), o presidente do Iphan Luis Fernando de Almeida e a diretora de Patrimônio Imaterial do Iphan Célia Corsino homenageiam Mestre Ananias em nome de todos os Mestres de Capoeira na entrega do Prêmio.

Após o som do berimbau de Mestre Ananias e a cerimônia de entrega dos Prêmios propostos na noite, a cantora Renata Jambeiro e o cantor Diogo Nogueira encerraram a festa com grande animação do público que lotou o Teatro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ilhéus sediará Conferência Territorial de Cultura nos dias 16 e 17 deste mês

Nos próximos dias 16 e 17, o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) estará sediando a Conferência Territorial de Cultura, evento que deverá reunir representantes dos 26 municípios ligados ao território Litoral Sul. Durante o encontro, que debaterá propostas voltadas para a formatação do plano territorial de cultura, a cidade de Ilhéus será representada por nove delegados (3 do poder público e 6 da sociedade civil), eleitos na conferência municipal, realizada nos dias 24, 25, 28 e 29 do mês passado.

De acordo com Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), a conferência municipal foi de grande importância para a aprovação de propostas capazes de enriquecer ainda mais o Plano Municipal de Cultura. “Este trabalho, que deverá ser encaminhado nos próximos meses para a nossa Câmara de Vereadores, é um instrumento norteador de políticas públicas voltadas para o setor. De forma resumida, ele é um documento formal que deve expressar desejos, motivações, intenções, políticas, diretrizes, programas, objetivos e projetos”, comenta o presidente da Fundaci. “Embora seja elaborado sob a liderança do Poder Executivo, através de seu órgão de cultura e com ampla participação do conselho municipal, o Plano deve servir à comunidade e não aos seus autores oficiais, exigindo, para a sua construção, a atuação e o envolvimento dos segmentos representativos da cultura local”, completa Corso.

As reuniões promovidas pela II Conferência Municipal de Cultura, ocorridas no Teatro Municipal e na Academia de Letras, foram prestigiadas por diversos órgãos, entidades e instituições. Entre elas, o Conselho Municipal de Cultura, a Academia de Letras, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a representação do Ministério da Cultura na Bahia, o Teatro Popular de Ilhéus e o Instituto Geográfico e Histórico de Ilhéus. E mais: a Associação Filtro do Sonho, a Associação Cultura Negra Raiz, o Movimento Negro Unificado, a Associação Capoeira Liberdade, a Associação Cultural Os Malês, a Ação Tupinambá de Olivença e o Grupo de Teatro Maktub, entre diversos outros.

Com relação ao futuro, o presidente da Fundaci, Maurício Corso, enfatiza que, “após os avanços históricos registrados no campo da cultura e da gestão cultural em Ilhéus, ainda temos alguns desafios que precisam ser vencidos. Entre eles, consolidar o Fundo Municipal de Cultura já implantado, aprovar a Lei de Incentivo Fiscal, avançar na implantação do Sistema de Informação e Indicadores Culturais e criar o Programa Municipal de Formação na Área da Cultura e os Sistemas Setoriais, como museus, bibliotecas e patrimônio”. Além disso, reitera Corso, “é fundamental a construção e a aprovação do Plano Municipal de Cultura, principal foco dos nossos trabalhos, para garantir, dessa forma, a implantação do Sistema Municipal de Cultura, complexo que abrange, entre outros, o próprio Plano, o Fundo de Cultura e as conferências”, conclui Maurício, acrescentando que a Conferência Estadual de Cultura acontecerá em Vitória da Conquista, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro próximos.