segunda-feira, 14 de novembro de 2011

QUARTA-FEIRA, PÓS-FERIADO, VEREMOS QUAIS SÃO OS DEPUTADOS QUE ESTARÃO LADO A LADO COM A CULTURA DA BAHIA


Assembléia Legislativa do Estado

Projeto da Lei Orgânica de Cultura está na pauta de votação da Assembleia Legislativa do dia 16 de novembro, logo depois do feriado

No próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados baianos podem decidir pela aprovação da Lei que garante a institucionalização e o desenvolvimento da cultura da Bahia. A Lei Orgânica da Cultura dispõe sobre a Política Estadual de Cultura, buscando criar referências normativas e instrumentos que garantam a organização e o planejamento a longo prazo e de Estado da cultura da Bahia, para além de governos e gestões.

Um dos destaques do projeto de Lei é a proposta de criação do Plano Estadual de Cultura. Com a aprovação pelo Congresso Federal do Plano Nacional de Cultura em 2010, todos os estados brasileiros deverão implantar planos estaduais. Deste modo, a lei responde a uma demanda legal. Além disso, a Lei institui o Sistema Estadual de Cultura, que visa criar mecanismos que promovam uma maior articulação entre diferentes entes de governo, como a possibilidade de repasses de recursos fundo a fundo para os municípios, por exemplo. Além disso, a Lei introduz mudanças no Conselho Estadual de Cultura, objetivando sua democratização.

Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, a Lei Orgânica é um dos maiores alicerces para a organização da cultura no estado e uma demanda concreta, que vai beneficiar não apenas os agentes e gestores culturais, mas toda a sociedade. “A importância da cultura para o estado da Bahia e sua contribuição para áreas diversas, como o turismo, a economia, entre outras, é um consenso. Por isso, esperamos o comprometimento dos deputados para a aprovação desta Lei, assim como o da sociedade civil e de toda classe artística e cultural, que podem acompanhar a votação e sensibilizar os representantes eleitos por eles”, afirma. A divulgação e mobilização em torno da votação já começou nas redes sociais e internet.

Encaminhado para avaliação do Legislativo pelo governador Jaques Wagner no dia 14 de outubro, o projeto de Lei foi elaborado pela Secretaria de Cultura do Estado após ampla discussão com a sociedade e a comunidade cultural. Ele foi um dos principais produtos da III Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2009, e, posteriormente, passou ainda por consulta pública. “A Lei Orgânica da Cultura expressa o desejo da comunidade cultural baiana”, finaliza Albino Rubim.


Fonte: SECULT

SÁBADO TEM GABRIELA MAIA NO BATACLAN


Gabriela Maia
Recebemos do Coletivo Prumo a programação de novembro do Bataclan, em Ilhéus, que reproduzimos aqui a partir do dia 12.

Dia 12 : Gabriela Maia – traz em seu repertório referências nacionais e internacionais, do samba do morro ao jazz, da MPB ao rock com influências inspirada por diversos cantores, tais como Caetano Veloso, Steve Wonder, Amy Winehouse.

Dia 18 : Brena Gonçalves e Laís Marques – Dupla dinâmica que mistura vozes, percussões e violões, tocando música popular brasileira com leveza e movimento.

Dia 19 : Jorge Amorim – violonista, cantor e compositor de MPB, jazz e improvisador de rítmos brasileiros.

Dia 25 : Herval Lemos – cantor e compositor regional consagrado, traz um repertório diversificado e envolvente da música brasileira.

Dia 26 : Ricardo Maciel – violonista, formador do duo Bossa Jazz, proporciona a quem ouve, uma releitura de sambas antigos que se entrelaçam com arranjos do jazz.
Aulas de capoeira : Mestre Ramiro acolhe crianças e adultos na praça da capoeira no Bataclan.


Apresentações teatrais : Maktub performances é um grupo teatral independente que leva ao público a história da região com humor e criatividade, com a sua peça « Histórias de cabaré ». Dias de navios.
Visitações escolares da exposição e do espaço todas as segundas à partir de 10hs eoficina de artes visuais.
Informação para visitações do Espaço Cultural Bataclan : (73)3084-3363 / (73) 3634-0088

Oferecimento: CICON Construtora e Incorporadora
Realização : Coletivo Prumo
Apoio : Bataclan