domingo, 11 de dezembro de 2011

A BAHIA LAMENTOU, A PERCA DE UM LUTADOR!

Foi enterrado na tarde deste sábado no cemitério Bosque na Paz em Salavdor o corpo do mestre João Pequeno de Pastinha, que morreu aos 93 anos de idade. A nota foi divulgada no FaceBook de Cristiane Miranda, mais con hecida como Nane de João, neta o mestre.
O mestre João Pereira nasceu no interior da Bahia e só aos 25 anos mudou-se para Salvador, quando se inscrevel no centro esportivo de capoeira Angola, coordenado por mestre Pastinha, que o apelidou de João Pequeno.
Em comemoração aos seus 93 anos de idade o mestre disse: " Um lado da minha vida faz parte de Deus, que é a vida eterna , e a capoeira é a outra parte de mim. "
O mestre sempre estará conosco quando o berimbau tocar, seja nas cantigas, nas lembraças, humildade que sempre teve, mais também no saber, um popular de tantos conhecimentos que se calou por um momento, para um reflexão de todos capoeiras, esse é mais um ensinamento que a vida nos traz temos sempre que valorizar as verdadeiras inciclopedias da capoeira e da cultura popular. viva o mestre!


SALVE MESTRE JOÃO PEQUENO DE PASTINHA!





quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ÚLTIMO DIA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL APROVOU PROPOSTAS IMPORTANTES



“Para construir uma cultura democrática, criativa e solidária é preciso que sociedade civil e poder público exerçam a diversidade e a pluralidade no cotidiano de suas ações”. Foi o que declarou o secretário de Cultura, Albino Rubim, hoje, no encerramento da IV Conferência Estadual de Cultura, realizada em Vitória da Conquista. O encontro contou com mais de mil participantes e 158 delegados, que representaram 153 municípios pertencentes aos 26 Territórios de Identidade da Bahia. Das propostas construídas ao longo das etapas municipais, territoriais e setoriais, 76 eleitas como prioridades para a cultura da Bahia.

Rubim destacou a qualidade dos debates ocorridos durante todas as etapas da conferência, baseados em defesa de ideias e construção coletiva. “Agradecemos a todos os que fizeram esse processo democrático acontecer. Queremos que vocês enviem críticas, sugestões para que possamos fazer uma avaliação qualificada do processo e garantir que as próximas conferências sejam espaços onde todos se sintam realizados”, destacou Rubim, que destacou também a necessidade de garantir um tempo maior para os debates.

Colocando em prática a solicitação, uma comissão composta por participantes do evento elaborou e entregou ao secretário de Cultura um documento com uma série de sugestões para as próximas conferências. Segundo Raiane Lopes, delegada do Território do Sisal, “a conferência é um momento muito importante, porque é quando se dá o processo de empoderamento da sociedade civil”.


QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE PROJETOS NO BNDES? VEJA AS DICAS (QUE TAMBÉM ESTÃO NO SITE DO BANCO)


Os projetos só recebem patrocínio se estiverem alinhados à missão do Banco e demonstrar capacidade de:

Valorizar a marca do BNDES;
Divulgar sua atuação, produtos e serviços; ou
Contribuir para o relacionamento do BNDES com seus públicos de interesse.

São critérios de avaliação dos projetos:

  • Adequação da proposta às linhas de atuação e política de patrocínios do Banco;
  • Potencial de comunicação do projeto;
  • Contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país;
  • Viabilidade de execução (de acordo com a distribuição das ações ao longo do ano e orçamento disponível); e
  • Local de realização do evento e plano de distribuição da publicação.
O edital do BNDES lembra muito aquela máxima: "Se Maomé não vai à montanha. A montanha vai até Maomé".