terça-feira, 31 de julho de 2012

GRANDES EMOÇÕES DO GINGA ILHÉUS


Professor Rafael recebe das mãos dos seus mestres o titulo de professor formado, ultimo grau, ao som do berimbau no jogo da Iúna na presença marcante dos mestres Gordo, Zé Pequeno, Lázaro, Barreto, Oleoso, Zumbi, Ninja, Índio e os contra mestres  Fábio, Os Petelecos, Nazareno, Coruja, Moacir além de contar também com o fortalecimento do GEC-BAHIA, Grupo de Estudos da Bahia e o movimento feminino de capoeira "Levanta a saia que la vem a maré".
O ginga Ilhéus é um encontro promovido na Associação Cultural Negra Raiz com o objetivo de traca de experiências, vivencias, debates, cursos e palestras sobre a capoeira e sua fundamentos teóricos e práticos.

terça-feira, 10 de julho de 2012

GRUPO NEGRA RAIZ, REALIZA SEU 8º ENCONTRO ESTADUAL DE CAPOEIRA


Por Anna Karenina . 4085/BA
É neste final de semana, próximo sábado e domingo, 14 e 15 de julho, que a Associação Cultural de Capoeira Negra Raiz realiza e convida a comunidade para o seu 8º Batizado e Encontro, o Ginga Ilhéus, no bairro Hernani Sá, Ilhéus-BA. Na sede do grupo, situada no Colégio Caic, mini cursos, oficinas, palestras e rodas acontecerão visando fomentar a cultura popular, as tradições e a hierarquia da capoeira. Estima-se um total de 300 alunos participantes, entre crianças, jovens e adultos. Nesta solenidade grandes mestres, contra mestres, professores e alunos de capoeira da Bahia estarão presentes. O evento vai abranger um público de diversos municípios como Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Brumado, Valença, Boipeba, Cairu, dentre outros.
Na sede do Grupo atualmente têm 35 alunos cadastrados, e o Grupo Negra Raiz em todo seu corpo soma um total de 250 capoeiristas. Hoje o Negra Raiz possui 4 graduados, 6 Estagiários, 8 instrutores e 3 alunos formados. Sempre trabalhando com elementos folclóricos da capoeira, o Negra Raiz apresenta a arte visando o crescimento e a difusão da capoeira através de manifestações culturais, como o Samba de Roda, Maculelê, a Puxada-de-Rede e o instrumental, além dos fundamentos e rituais próprios da cultura, para que a credibilidade e o reconhecimento disso se afirmem para os diversos segmentos da sociedade.
De acordo com o professor, fundador e presidente do grupo, Rafael Gomes, “é fundamental promover eventos como esse, em que a cultura baiana pode ser compreendida pelo público e principalmente absorvida e empreendida pelos praticantes. Sem dúvidas, a capoeira é um grande instrumento de transformação social, em que crianças e jovens sujeitos à vulnerabilidade social podem ser resgatados por essa arte e receber um rico legado de valores e formação humana”. Com o projeto Ginga na Escola, o grupo Negra Raiz também atua com núcleos em Sambaituba, Urucutuca, Jardim Savóia, assim como em outros municípios, como Itapitanga, Coaraci, Itamontina, Cafundó, estando o projeto presente em outros estados, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
A linhagem do grupo Negra Raiz, surge por meio do representante e mestre Zé Pequeno, de Santo Antônio de Jesus, através do grupo por ele fundado em 1992, a Associação de Capoeira Axé Bahia. O Axé Bahia está presente em 22 municípios, 4 estados e 3 países. Sua raiz provém do Mestre Bimba, Mestre Aristides e Mestre Gabriel até chegar ao Mestre Zé Pequeno, que de sua terra natal, trouxe o grupo para Ilhéus em 2002. O professor Rafael Gomes, aluno do Axé Bahia, fundou em 5 de março de 2004 o Grupo Negra Raiz, dando continuidade à linhagem.

Jovens Multiplicadores de Cultura
Recentemente aluno do grupo Negra Raiz, o jovem Allison, foi contemplado no programa “Jovens Multiplicadores”, do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, para lecionar aulas de capoeira na Escola Santa Ângela, em Ilhéus. Essa é mais uma promoção de cidadania do grupo Negra Raiz com vistoria do Instituto Sul Baiano de Arte-Educação de Ilhéus (IBARTE), que através da capoeira vêm promovendo ações em prol da cultura e inclusão social na cidade.