segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INFORME CULTURAL

Debates da II Conferência Municipal da Cultura prosseguem nos dias 28 e 29

Em assembléia realizada na manhã do último domingo (25), no Teatro Municipal (TMI), os participantes da II Conferência Municipal de Cultura decidiram estender o debate para os dias 28 e 29, sempre a partir das 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus. Além de concluírem que havia a necessidade de um tempo maior para a discussão dos seis eixos propostos pela conferência estadual, os participantes também entenderam que a ausência da Câmara Temática Indígena prejudicaria a criação do Plano Municipal de Cultura, um dos principais objetivos da conferência.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

II Conferência de Cultura em Ilhéus

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE ILHÉUS



SERVIÇO:


Dia 24/09
Abertura, às 19h00 - Teatro Municipal de Ilhéus
Dia 25/09
Discussões e Propostas, 08h00 às 18h00 - Fundação Cultural de Ilhéus


Mais informações:


3634.8986 (Pawlo Cidade)

Conselho Municipal de Cultura Cobra o Cumprimento da Lei em Ilhéus

Carta Aberta do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus


O Conselho Municipal de Cultura vem informar a toda a sociedade ilheense, que está desde o mês de maio deste ano desenvolvendo inúmeras ações para que seja cumprida a Lei 3.454 de 14 de novembro de 2009, regulamentada pelo Decreto 090/2010, que criou o Fundo Municipal de Cultura, reservando no mínimo 5% (Cinco Por Cento) dos impostos municipais: ISSQN e IPTU para o financiamento de projetos em diversas áreas culturais. Com o Fundo, será dado o primeiro passo para tornar possível a realidade de uma economia da cultura em nossa cidade, gerando oportunidades para artistas locais, de diversas linguagens, e um maior número de atividades artístico-cultural para os ilheenses.

Após reunião da comissão do Conselho Municipal com o Prefeito Newton Lima e com os representantes da secretaria de Finanças, Planejamento, e da Fundação Cultural, realizada em junho passado, foi negociado um repasse no valor de R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais) até o final do exercício de 2011. Valor que, apesar de estar bem abaixo do previsto por lei, foi aceito como forma de iniciar o processo de editais e visando uma nova negociação para o exercício de 2012. Para nossa surpresa a Secretaria de Finanças Jorge Bahia não atendeu ao deliberado e reduziu a proposta do repasse em 75% (Setenta e Cinco Por Cento) do valor acordado, inviabilizando o processo de abertura dos editais, previsto para ser divulgado na Conferência Municipal de Cultura entre os dias 24 e 25 deste mês.

Apesar das inúmeras tentativas de nova negociação do percentual a ser repassada pela prefeitura, não foi concedida pauta à comissão do Conselho deliberada para este fim na agenda do prefeito e nem do secretário de Finanças. Sabe-se do imenso potencial de Ilhéus, mundialmente conhecida justamente pela sua cultura, portanto não podemos deixar de mencionar o descaso do Poder Público, mediante o ato da Secretaria de Finança, diante desse importante passo a ser dado. Os representantes do Conselho Municipal de Cultura sentem-se na obrigação de socializar esta questão de vital importância para o interesse público, que conta com o decisivo apoio dos artistas, gestores, produtores, instituições culturais e todas as pessoas da sociedade civil que entendem a cultura como um fator primordial para o desenvolvimento humano.

Dessa forma, exigimos por parte do Poder Público, a execução da lei, assim como o cumprimento do repasse inicialmente acordado entre o Conselho de Cultura e o Executivo Municipal.

Comissão de Mobilização e Acompanhamento da Execução da Lei do Fundo Municipal de Cultura

troca de corda Negra Raiz Capoeira. Sambaituba-BA


Aconteçeu nos dias 04 e 05 de setembro do corrente ano, mais um evento do Grupo Negra Raiz, dessa vez no Distrito de Sambaituba zona norte de Ilhéus, sobre a coodenação dos graduados Tatu e Cabeça de Lata e a supervisão do Profº Rafael, o encontro teve a presença marcante dos mestres: Zé Pequeno ( Grupo Axé Bahia) , Gordo ( Grupo Liberdade), Virgilio ( Grupo Mucumbo) e os professores Fábio ( Grupo Nação e Iorubá), Boca ( Grupo Lua Branca) e Priscila, o evento marcou a comunidades que se fez presemte a todo momento disfrutamdo de um dia de lazer e muioto esporte.
Durante o dia todo alunos e comunidades teve a oportunidade de aprender um pouco mais da arte da capoeira com o aulão ministrado pelos mestres e professores presente, alem de uma linda caminhada cultural.

Axé ao Negra Raiz de Sambaituba e Urucutuca