Cânticos e Rituais


Caracterização dos Cantos na Capoeira

- A Ladainha: É um ritmo lento, sofrido, dolente, é como uma reza. As ladainhas, exclusivas do jogo de Angola, são cantadas antes do início do jogo. A ladainha é cantada apenas por um solista acompanhado dos berimbaus e pandeiros. Normalmente o solista faz uma louvação aos seus mestres, às suas origens, à cidade em que nasceu, pode ainda fazer referências a fatos históricos, lendas ou algum outro elemento cultural que diga respeito à roda de capoeira. Os participantes da roda devem ficar atentos ao solista, pois na ladainha pode ser feito um desafio e, quando for dada a senha para o início do jogo, qualquer um pode ser chamado neste desafio. As ladainhas terminam com uma chamada ao coro que pode ser: iêê viva meu mestre...; iêê  volta do mundo...; iêê aruandê... ; iêê a capoeira... ; iêê vamo simbora... ; dentre muitas outras. Esse momento do canto é conhecido como louvação ou salva.

- O Corrido: é a cantiga que se segue depois da ladainha e é a senha para o inicio do jogo na roda de capoeira. São versos simples interpretados pelo solista e em seguida pelo coro como num jogo de pergunta e resposta. Um dos versos pode ser alterado de improviso pelo solista. O corrido é cantado de acordo com o ritmo do jogo, seja lento ou rápido. O ritmo do jogo é determinado pelo toque do berimbau que são na Capoeira Angola: toque de Angola; São Bento Pequeno e São Bento Grande de Angola.
- A Quadra: A quadra pouco se distingue dos corridos, por muitas vezes são consideradas as mesmas cantigas. Entretanto há algumas cantigas onde os quatro versos são repetidos fielmente pelo coro e nesse momento o solista tem a oportunidade de improvisar o toque do berimbau.
- A Chula: A chula na capoeira regional são cantigas mais extensas que relatam algum fato acontecido ou conta histórias do passado. A chula difere da ladainha por ser cantada durante o jogo e também pela presença do refrão que é repetido pelo coro entre uma estrofe e outra. A chula é mais comum nas rodas de capoeira regional ou contemporânea e no samba de roda. Alguns mestres de capoeira Angola de Salvador (BA) chamam de chula o que outros chamam de corridos.
Normalmente, depois que a roda acaba, é feito um "samba de roda" para acalmar os ânimos mais exaltados durante o jogo. O samba de roda tem letra um pouco mais longa do que o corrido e a quadra, mas se compara bem de perto ao conteúdo de uma chula ou ladainha.

Uma das funções dos cantos é educar, apontando como deve ser o comportamento do capoeirista, o discurso moral e a filosofia da própria capoeira. Sousa (1998) diz:
“o aprendizado depende, em primeiro lugar, do aprendiz. Uma forma importante de adquirir conhecimentos sobre Capoeira é através das letras das cantigas, nas chulas, nos corridos ou nas ladainhas [...] são os mestres e contramestres que transmitem os fundamentos da capoeira, muitas vezes através das cantigas. Geralmente é através da improvisação do texto num contexto específico que o Mestre explica, mostrando e cantando, o fundamento da Capoeira, para que o aprendiz que está jogando ou observando (p.135)

Segundo Passos Neto (1999), os capoeiristas, além da improvisação, também criam, ou seja, compõem chulas, cantos-de-entrada, corridos e quadras. Além disso, hoje já existem muitos discos de cantos da capoeira. Nas revistas e nos cursos de capoeira é comum encontrarmos material de divulgação gravado (CD`s). Essa é, sem dúvida, uma característica nova do aprendizado da música da capoeira, a educação informal, através de discos, livros, revistas, vídeos, DVD`s e filmes.