segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ilhéus sediará Conferência Territorial de Cultura nos dias 16 e 17 deste mês

Nos próximos dias 16 e 17, o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) estará sediando a Conferência Territorial de Cultura, evento que deverá reunir representantes dos 26 municípios ligados ao território Litoral Sul. Durante o encontro, que debaterá propostas voltadas para a formatação do plano territorial de cultura, a cidade de Ilhéus será representada por nove delegados (3 do poder público e 6 da sociedade civil), eleitos na conferência municipal, realizada nos dias 24, 25, 28 e 29 do mês passado.

De acordo com Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), a conferência municipal foi de grande importância para a aprovação de propostas capazes de enriquecer ainda mais o Plano Municipal de Cultura. “Este trabalho, que deverá ser encaminhado nos próximos meses para a nossa Câmara de Vereadores, é um instrumento norteador de políticas públicas voltadas para o setor. De forma resumida, ele é um documento formal que deve expressar desejos, motivações, intenções, políticas, diretrizes, programas, objetivos e projetos”, comenta o presidente da Fundaci. “Embora seja elaborado sob a liderança do Poder Executivo, através de seu órgão de cultura e com ampla participação do conselho municipal, o Plano deve servir à comunidade e não aos seus autores oficiais, exigindo, para a sua construção, a atuação e o envolvimento dos segmentos representativos da cultura local”, completa Corso.

As reuniões promovidas pela II Conferência Municipal de Cultura, ocorridas no Teatro Municipal e na Academia de Letras, foram prestigiadas por diversos órgãos, entidades e instituições. Entre elas, o Conselho Municipal de Cultura, a Academia de Letras, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a representação do Ministério da Cultura na Bahia, o Teatro Popular de Ilhéus e o Instituto Geográfico e Histórico de Ilhéus. E mais: a Associação Filtro do Sonho, a Associação Cultura Negra Raiz, o Movimento Negro Unificado, a Associação Capoeira Liberdade, a Associação Cultural Os Malês, a Ação Tupinambá de Olivença e o Grupo de Teatro Maktub, entre diversos outros.

Com relação ao futuro, o presidente da Fundaci, Maurício Corso, enfatiza que, “após os avanços históricos registrados no campo da cultura e da gestão cultural em Ilhéus, ainda temos alguns desafios que precisam ser vencidos. Entre eles, consolidar o Fundo Municipal de Cultura já implantado, aprovar a Lei de Incentivo Fiscal, avançar na implantação do Sistema de Informação e Indicadores Culturais e criar o Programa Municipal de Formação na Área da Cultura e os Sistemas Setoriais, como museus, bibliotecas e patrimônio”. Além disso, reitera Corso, “é fundamental a construção e a aprovação do Plano Municipal de Cultura, principal foco dos nossos trabalhos, para garantir, dessa forma, a implantação do Sistema Municipal de Cultura, complexo que abrange, entre outros, o próprio Plano, o Fundo de Cultura e as conferências”, conclui Maurício, acrescentando que a Conferência Estadual de Cultura acontecerá em Vitória da Conquista, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário