quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mestres de Capoeira do Sul da Bahia é Representado em Brasilia

PRÊMIO VIVA MEU MESTRE EM BRASÍLIA

Mestre Ananias toca berimbau junto a seu aluno Minhoca e Mestre Vermelho de Goiás em Brasília, evento que marca a entrega do Prêmio Viva Meu Mestre

A Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, reuniu no dia 19 desse mês cerca de 2,4 mil pessoas para a entrega do Prêmio Viva Meu Mestre. A cerimônia ocorreu junto à 24ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, editado todo ano pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vinculado ao Ministério da Cultura (Minc).

Mestre Ananias foi escolhido para representar os 100 Mestres de Capoeira contemplados na 1ª edição do Prêmio Viva Meu Mestre, lançado em outubro de 2010 pelo Iphan em parceria com a Fundação Palmares, as Secretarias de Identidade e Diversidade e de Políticas Culturais do Minc.

Nossa comunidade reconhece que o Plano de Salvaguarda proposto para a Capoeira, a partir do seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2008, ainda em nada transformou nosso cenário real. Continuaremos a luta contra a injustiça e o descaso histórico pelo qual nosso povo é submetido. Nós Capoeiras estamos presentes em mais de 150 países, portanto nossos governantes devem zelar com a agilidade necessária por um dos mais expressivos Patrimônios Culturais do nosso povo.

A Ministra da Cultura Ana de Hollanda (à dir.), o presidente do Iphan Luis Fernando de Almeida e a diretora de Patrimônio Imaterial do Iphan Célia Corsino homenageiam Mestre Ananias em nome de todos os Mestres de Capoeira na entrega do Prêmio.

Após o som do berimbau de Mestre Ananias e a cerimônia de entrega dos Prêmios propostos na noite, a cantora Renata Jambeiro e o cantor Diogo Nogueira encerraram a festa com grande animação do público que lotou o Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário